I made this widget at MyFlashFetish.com.

****** ROACUTAN ******




Roacutan é eficaz contra a acne, mas tem efeitos colaterais

Medicamento da fabricante Roche à base de isotretinoína é capaz de atrofiar as glândulas sebáceas


O Roacutan é há anos um dos medicamentos mais usados por jovens e adultos que sofrem com a acne. O remédio, voltado ao controle da oleosidade e erradicação das espinhas e cravos, tem como base uma substância chamada isotretinoína que, na opinião dos especialistas, ainda é a melhor que existe no mercado farmacêutico para esta finalidade.

As cápsulas de Roacutam diminuem o tamanho das glândulas sebáceas, atacam as bactérias e não deixam que as células da superfície da pele fechem os poros. Logo no primeiro mês, pode haver uma piora da pele. Mas em até seis meses, ela fica lisinha – são raros os casos em que isso não acontece.

Porém, os efeitos colaterais existem e não devem ser ignorados. A pele e os lábios ressecam e descamam, os olhos também ficam secos, assim como a mucosa do nariz. Sem contar que o paciente fica ainda mais sensível ao sol.

Ainda há riscos sérios envolvidos, como a chance de má-formação fetal. Por isso, as pacientes precisam assinar um termo dizendo-se cientes de que não devem engravidar até a conclusão do processo com o Roacutan.

A dosagem também precisa ser muito bem estipulada. "Para acne, a dose é de 40 a 60 mg por dia”, aponta o dermatologista gaúcho Humberto Ponzio, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

"É necessário tomar alguns cuidados durante o tratamento: usar filtro solar, hidratar a pele e não beber", acrescenta a dermatologista Denise Steiner, da Universidade de São Paulo (USP).

E lembre-se de que existem maneiras mais naturais de combater a acne: "lavar o rosto duas vezes ao dia, alimentar-se corretamente, ingerir pouco açúcar, evitar cosméticos gordurosos e não tomar sol em excesso", enumera a especialista. 






A Acne e o Roacotam (Isotretinoína)
Imprimir
E-mail

ImageA acne, também conhecida por “espinha”, é uma doença que afeta os folículos pilossebáceos. Estes folículos são formados pelo pêlo e pela glândula sebácea. Esta glândula está presente na pele e produz o sebo, que tem a função de protegê-la. A acne é mais freqüente na face e no tórax, pois estas regiões são ricas em glândulas sebáceas.

Existe uma tendência hereditária na acne. Hoje já se sabe que, se os seus pais tiveram acne, a chance de você ter é maior. A doença é muito comum na adolescência pela ocorrência das mudanças hormonais.

O mecanismo da doença se dá em etapas:

Image  Image  Image
Image  Image  Image
·                                 Obstrução do canal pilossebáceo: a formação de um “tampão” nos poros provoca a retenção do sebo que deveria ser eliminado e a conseqüente formação dos “cravos”;
·                                  Proliferação das bactérias: com a retenção de sebo, as bactérias se proliferam, favorecendo o processo inflamatório, formando lesões doloridas e com pus. A principal bactéria causadora da acne chama-se P. acnes.
·                                  Aumento da atividade da glândula sebácea: as glândulas sebáceas de quem tem acne são geralmente mais ativas e produzem maior quantidade de sebo.

Por que a acne deve ser tratada?
A acne é uma doença que causa grande impacto emocional e na auto-estima. Além disso, quando não tratada adequadamente, pode deixar cicatrizes para toda a vida. Por isso, é muito importante procurar um dermatologista para que ele indique o tratamentoadequado para o seu quadro.e uma  estéticista para ajudar a prevenir ... 
Como Roacutan® (Isotretinoína) age no organismo?
Roacutan® (Isotretinoína), da Roche,  é um retinóide oral derivado sintético da vitamina A. Ele atua sobre o processo de obstrução do folículo, normalizando esta condição e diminuindo a produção de sebo. Dessa forma, cessam as condições para a proliferação das bactérias.
A isotretinoína, princípio ativo do Roacutan (Isotretinoína), é o único medicamento que atua em todos os fatores causadores da acne.
O Roacutan® (Isotretinoína) é indicado para o tratamento das formas mais graves de acne e da acne resistente a outros tratamentos. No início do tratamento, devido a ação da isotretinoína sobre o folículo, haverá a desobstrução do mesmo, eliminando o sebo acumulado. Por isso, em alguns casos, pode haver uma piora do quadro, mas esta é uma fase transitória do tratamento.
Geralmente, a melhora é percebida a partir do final do 1° ou do 2° mês de tratamento.
Qual é a dosagem que devo tomar?
A dosagem varia de acordo com o seu peso e a gravidade de sua acne. Seu(sua) médico(a) é quem decidirá quanto você deve tomar. Ao longo do tratamento, a dose diária pode ser reajustada para mais ou para menos.
As cápsulas devem ser ingeridas durante ou logo após uma refeição, de uma só vez. Caso você esqueça de tomar uma dose, continue o tratamento com a dose recomendada pelo seu médico – não tome 2 doses de uma vez só!
Quais os efeitos colaterais que posso ter?
Devido ao modo de ação do Roacutan® (Isotretinoína), alguns efeitos colaterais são previsíveis, dependendo da dosagem. O efeito colateral mais comum é secura e rachadura labial. Para amenizar esse efeito, você poderá utilizar um reparador labial como, por exemplo, o Ceralip®, da La Roche-Posay, que protege os lábios, promovendo uma ação hidratante e cicatrizante.
O nariz e os olhos também podem ficar mais secos. Para os olhos, você pode utilizar colírios como, por exemplo, o Fresh Tears® Liquigel (Carboximetilcelulose sódica 1%), lubrificante ocular indicado para os casos de olho levemente seco e, para o nariz, você pode pingar soro fisiológico. A secura no nariz pode causar um leve sangramento. Fale sempre com seu(sua) dermatologista.
Alguns pacientes ficam com a pele mais seca e sensível e, eventualmente, sentem coceiras. Se isso ocorrer, converse com seu(sua) médico(a) para saber como proceder.
O paciente que estiver tomando Roacutan® (Isotretinoína) não deve se expor ao sol sem proteção. Converse com seu(sua) dermatologista sobre isso. Ele poderá lhe recomendar um fotoprotetor como o Hélioblock® XL. Esses efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem com o fim do tratamento. Entretanto, é preciso lembrar que alguns deles são esperados e até certo ponto inevitáveis (embora variem de intensidade). A total ausência de qualquer dessas manifestações é um forte indício de que a isotretinoína não está agindo no seu organismo.
Outros efeitos, tais como discreta queda de cabelos, fragilidade das unhas, perturbações na visão, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações podem ocorrer menos freqüentemente. Muitas dessas reações adversas foram observadas somente nos tratamentos com altas doses e por períodos prolongados. Na eventualidade de quaisquer dessas reações acontecerem, converse com seu(sua) dermatologista. Ele(a) o(a) orientará sobre como proceder.
Qual é o risco de tomar Roacutan® (Isotretinoína)?
A isotretinoína pode causar mal formação fetal, isto é, defeitos no feto, quando tomada durante a gravidez. Por isso, as mulheres não podem estar grávidas quando iniciarem o tratamento e não devem engravidar até 1 mês após o término do tratamento. O princípio ativo de Roacutan® (Isotretinoína) só está presente no organismo durante a exposição ao medicamento e até, no máximo, um mês após o fim do tratamento. Por isso, é fundamental utilizar dois métodos contraceptivos (um hormonal e outro de barreira) para evitar a gravidez durante este período.
A isotretinoína interfere no desenvolvimento fetal, porém, não há interferência na esfera da sexualidade.
Obs.: contraceptivos contendo apenas progesterona não devem ser utilizados, pois sua eficácia pode ser menor durante o uso de Roacutan® (Isotretinoína).
No caso dos homens, não há problema, pois a isotretinoína não altera a espermatogênese.
Roacutan® (Isotretinoína) causa depressão?
Pessoas com acne grave possuem maior tendência a desenvolver ansiedade e depressão. Se você estiver se sentindo ansioso(a) ou deprimido(a), converse com seu(sua) dermatologista.
Não existe relação causal comprovada entre o medicamento e a depressão.
Se eu esquecer de tomar um dia, o que devo fazer?
É importante que você leve a sério o seu tratamento. Se eventualmente esquecer de tomar um dia, no dia seguinte tome a dose habitual recomendada pelo(a) seu(sua) dermatologista.
Quanto tempo dura o tratamento?
A duração do tratamento depende da dose diária tomada e da gravidade do caso. Seu(sua) dermatologista é quem deve determinar o término do tratamento. Quanto mais grave a acne e menor a dose diária, mais tempo dura o tratamento.
Quais são as chances de cura?
Como regra, depois de 2 a 4 semanas de tratamento, pode-se esperar uma redução de 50% das pustules (“espinhas”). A melhora continua durante o período póstratamento. Apenas 10% dos pacientes têm necessidade de repetir o tratamento para conseguir a cura. Mulheres com ovários policísticos e formas mais graves de acne são mais resistentes ao tratamento.
Minha pele vai ficar perfeita?
Roacutan® (Isotretinoína) elimina a acne e diminui a secreção de sebo, mas não elimina cicatrizes preexistentes.
Devo fazer algum tratamento paralelamente?
Normalmente não é necessário, mas é o(a) seu(sua) dermatologista quem determina isso. As mulheres devem necessariamente usar medidas contraceptives para não engravidar durante o tratamento e até 1 mês após seu término.
Obs: Leve sempre ao conhecimento de seu(sua) médico(a) qualquer remédio que esteja usando. Há interação da Isotretinoína com medicamentos à base  de vitamina A e com antibióticos como a minociclina e a tetraciclina.

Quais os cuidados que devo ter com minha pele durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
Durante o tratamento, você deverá continuar com a higiene normal (lavar o rosto com um sabonete indicado pelo(a) seu(sua) dermatologista) e seguir as recomendações de seu(sua) dermatologista. Converse com seu(sua) médico(a) para saber qual é a recomendação mais adequada para o seu caso. Siga sempre as recomendações de seu(sua) dermatologista.
Posso usar suplementos alimentares indicados na academia?
Esses suplementos podem conter vitamina A ou outras vitaminas que poderão interferir no seu tratamento ou piorar sua acne. Por isso, não devem ser tomados durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína).
Posso tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)? 
As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento, pois podem diminuir a eficácia do medicamento e causar alterações no seu fígado.
Por que devo assinar um Termo de Consentimento Pós-Informado ou o Termo de Conhecimento de Riscos e Consentimento?
Esses termos visam proteger o paciente. Roacutan® (Isotretinoína) pode causar problemas no feto quando utilizado por uma mulher grávida. Quando o Ministério da Saúde obriga o(a) médico(a) e o(a) paciente a assinar esse documento, é para ter certeza de que ninguém vai tomar Roacutan® (Isotretinoína) sem usar medidas adequadas para evitar a gravidez.
Se eu sou homem, por que tenho que assinar o Termo de Consentimento?
Eventualmente, um homem pode querer dar Roacutan® (Isotretinoína) para uma mulher, porque vê que é um medicamento que funciona.
Ao assinar o Termo de Conhecimento de Risco e Consentimento, o paciente se compromete a não repassar o medicamento para ninguém por entender que Roacutan®(Isotretinoína) só deve ser usado com acompanhamento médico.
Se eu estiver amamentando, posso começar o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
Roacutan® (Isotretinoína) pode passar para o leite materno e, por esse motivo, mulheres que estão amamentando não devem tomar o medicamento.
Posso doar sangue durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
A doação de sangue de pacientes em tratamento ou que foram recentemente tratados (até um mês após seu término) com Roacutan® (Isotretinoína) é contraindicada.
Posso fazer depilação durante o tratamento com Roacutan® (Isotretinoína)?
Evite fazer depilação durante o tratamento, pois sua pele estará mais ressecada e sensível, podendo ficar irritada.
O que eu devo fazer se sentir dores musculares?
Embora incomuns, dores musculares e nas articulações podem ocorrer enquanto você estiver tomando Roacutan®(Isotretinoína).
Se isso acontecer, converse com seu(sua) médico(a) e ele(a) poderá receitar analgésicos para que você melhore das dores sem prejudicar seu tratamento. Além disso, caso você faça esportes ou exercícios, reduza a intensidade e/ou freqüência da prática, evitando esforços físicos vigorosos.
A luz e o calor podem alterar a medicação?
A isotretinoína é sensível à luz, ao oxigênio e à umidade e, portanto, deve ser conservada ao abrigo da luz e do calor. Roacutan® (Isotretinoína) possui embalagem especial de alumínio-alumínio, que evita a degradação do produto.
O que eu devo fazer se sentir dores musculares?
Embora incomuns, dores musculares e nas articulações podem ocorrer enquanto você estiver tomando Roacutan®(Isotretinoína).
Se isso acontecer, converse com seu(sua) médico(a) e ele(a) poderá receitar analgésicos para que você melhore das dores sem prejudicar seu tratamento. Além disso, caso você faça esportes ou exercícios, reduza a intensidade e/ou freqüência da prática, evitando esforços físicos vigorosos.
A luz e o calor podem alterar a medicação?
A isotretinoína é sensível à luz, ao oxigênio e à umidade e, portanto, deve ser conservada ao abrigo da luz e do calor. Roacutan® (Isotretinoína) possui embalagem especial de alumínio-alumínio, que evita a degradação do medicamento. Caso expostas à temperatura elevada, as cápsulas de Roacutan® (Isotretinoína), por serem gelatinosas, podem amolecer, sem que isso afete, entretanto, a eficácia do produto. 
Converse sempre com seu(sua) dermatologista. Ele(a) é seu maior aliado no combate à acne.


Roacutan®: opinião de quem toma:



Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do ESTETICAMANU.
Samia - Usei roacutan pq tinha acne cística, que formava uns carocinhos bem doloridos sob a pele. Logo no início meu rosto ficou horrível, com espinhas amarelas enormes. Meu dermato já tinha me alertado e receitou filtro solar e que evitasse exposição direta ao sol. É sério, não poder beber e tem que fazer exame de sangue todo mês. Usei por 10 meses e o resultado não foi perfeito. Os cistos sumiram, mas ainda tenho muitos cravos e tenho que fazer limpeza de pele sempre.Para usar Roacutan TEM QUE TER acompanhamento. O remédio é controlado, tem retenção de receita na farmácia. Se te oferecerem esse medicamento sem receita, não aceite! -30/09/2010 22:13:21

Carla - Usei Roacutan no ano - 2de 1994 pois meu rosto era um horror,e o tratamento foi um sucesso.Eu por exemplo fazia exame de sangue de 15 em 15 dias.Recomento muito o remédio mas com acompanhamento de um profissional. - 05/10/2010 09:47:33
Thais - Usei Roacutan, meu tratamento durou seis meses, terminou há uma semana. Foi a melhor coisa que fiz, antes do Roacutan tentei outros remédios, mas sem sucesso. Meu dermatologista foi ótimo e explicou tudo o que podia acontecer, tive o ressecamento nos lábios, no nariz, nos olhos e na pele, mas para todos esses problemas ele receitou algum produto e passei os seis meses numa boa. Guardei todas as caixas do remédio, com a nota da compra e as receitas, pois o laboratório paga outro tratamento se o primeiro não funcionar. O resultado é ótimo e estou super satisfeita, minha pele está perfeita, como se eu nunca tivesse tido acne, até a oleosidade do cabelo diminuiu. Vale a pena conversar com um bom dermatologista e ter um acompanhamento, pois o tratamento exige exames mensais para garantir que o paciente está bem. Para quem optar pelo Roacutan, espero que o tratamento seja um sucesso como foi o meu. - 05/10/2010 13:44:06
edvania - oiiinão conhecia essa não mas fiquei interessada onde posso comprar precisa de receita? -05/10/2010 18:20:51
ClAudia - Eu estou fazendo tratamento com o Roacutam, acho excelente os resultados, pois desde minha adolescencia j¿ usei todo o tipo de mecicamento que h¿ no mercado, at¿ melhorei a minha alimenta¿¿o para ter menos espinha e nada foi t¿o eficaz como o Roacutam. - 05/10/2010 11:47:51
Daniel - Eu já usei Roacutan e digo que funciona. Tem efeitos colaterais enquanto toma, principalmente o aumento do colesterol, mas vale a pena o esforço. Eu sou bem magro e fiquei com colesterol altíssimo! Tem que se exercitar! - 05/109/2010 19:03:42
ANONIMOS:
   GG“Decidi tomar o Roacutan para me livrar das espinhas. Antes de menstruar apareciam umas duas internas, que cresciam muito e ficavam vermelhas e doloridas. Então, fui ao dermatologista, que me pediu mil e um exames, inclusive de gravidez. Ao receitar o remédio, quase desisti com todos os termos que tive de assinar. São assustadores! Mas, fui em frente.
No primeiro mês, o único efeito colateral que senti foi o lábio seco. Nada que um batonzinho da Nívea (aquele hidratante, azul) não resolvesse. Pensei até em comprar o Ceralip, pomada indicada pelo médico, mas estava tão caro… gastei tanto com o Roacutan que desisti.
Estou tomando 30 mg por dia. Compro uma caixa de 20mg e uma de 10mg, o que sai R$ 200 por mês. É caro, mas estou levando o tratamento a sério. Além disso, guardo todas as caixas do remédio, os exames e as cláusulas assinadas. Assim, se o tratamento não der efeito, a Roche me paga outro.
No segundo mês, notei que minhas espinhas deram uma piorada. O médico disse que é normal. Que elas tendem a sair mesmo tudo de uma vez. Minha pele ficou bem mais seca também. No primeiro mês eu até ficava sem hidratá-la. Depois, não consegui mais. O rosto está muito sensível e arde, principalmente em baixo do nariz e perto da boca, na bochecha. Até a barba do meu namorado irrita… Outro efeito colateral que senti nos primeiros meses foi a irritabilidade.
Hoje, estou meio no terceiro mês. Meu olho coça mais do que antes. Então, pingo colírio duas vezes ao dia, a pedido do médico. O nervoso acalmou. O ressecamento da pele e dos lábios, no entanto, continuam iguais. Ainda tenho mais 3 meses de tratamento. Já estou feliz por minha pele não estar tão oleosa. Espero que isso reflita nas espinhas… Este mês ainda não nasceu nenhuma! ÊÊÊÊ!!!!!!!!!”
   FABI**Opa, me animei! E comecei a tomar duas vezes por semana uma cápsula de 20 mg. Efeito colateral? Praticamente nenhum. A pele fica um pouco mais seca (principalmente nos dias frios). De resto, nada. Ainda estou na terceira caixa. Meu dermatologista falou que é bacana tomar seis (no meu caso, cada uma dura uns três meses). Então, se as contas estão certas, ainda tenho nove meses pela frente. Continuo com os cuidados básicos que o dermato sempre me passou… sabonete em musse, tônico com ácido, creminho para a noite e protetor em gel pela manhã. A pele e o cabelo estão ótimos. Vez ou outra aparece uma espinha (principalmente na TPM). Mas fazer o que.
C.A**No final do ano passado fiz um postfalando dos benefícios e efeitos colaterais do Roacutan®, a solução definitiva contra as espinhas. Na verdade, naquela época dividi com vocês as minhas pesquisas sobre o polêmico remédio, pois estava decidida a tomá-lo. Não, não tenho muitas espinhas – aliás tenho pouquíssimas, e alguns cravinhos. Mas o que me incomodava era a oleosidade excessiva, aquele brilho infernal principalmente na testa e o cabelo que fica (ficava!) seboso ao longo do dia (é sério, gente, às vezes lavava a cabeça duas vezes por dia!).